domingo, 13 de fevereiro de 2011

Distúrbios do sono.

Definição:

Um padrão alterado de sono que pode incluir a dificuldade de adormecer ou de continuar dormindo, adormecer em horários impróprios, tempo total de sono excessivo ou comportamentos anormais associados ao sono.

Causas, incidência e fatores de risco:

Foram identificados mais de 100 distúrbios diferentes do sono e da vigília, que podem ser agrupados em 4 categorias principais: problemas para adormecer e continuar dormindo, problemas para permanecer desperto, problemas para manter um horário regular de sono e comportamentos que perturbam o sono.
PROBLEMAS PARA ADORMECER E CONTINUAR DORMINDO
A insônia inclui qualquer combinação de dificuldade de adormecer, de continuar dormindo, vigília intermitente e despertar matinal precoce. Os episódios podem ser transitórios, de curta duração (2 a 3 semanas) ou crônicos. Doenças, depressão, ansiedade, estresse, ambiente inapropriado para dormir, cafeína, abuso de álcool, fumar em excesso, desconforto físico, cochilos durante o dia, certas condições clínicas e outros hábitos de sono contraproducentes, como deitar-se muito cedo e ficar desperto na cama durante um período excessivo, são fatores comuns associados à insônia.
Os distúrbios podem ser:
  • psicofisiológicos (insônia aprendida)
  • síndrome da fase de sono retardada
  • distúrbio de sono dependente de hipnose
  • distúrbio de sono dependente de estimulante
PROBLEMAS PARA PERMANECER DESPERTO
Os distúrbios de sonolência excessiva são chamados de hipersomnias e incluem:
A apnéia do sono afeta homens obesos de meia-idade, provocando paradas intermitentes da respiração durante o sono e resultando em sonolência diurna excessiva. A narcolepsia é uma condição de episódios de sono diurno, a despeito do sono adequado à noite, e pode afetar ambos os sexos no início da vida adulta. A mioclonia noturna é uma condição que envolve movimentos periódicos das pernas durante o sono, com sonolência diurna associada ou queixas de insônia.
PROBLEMAS PARA MANTER UM HORÁRIO REGULAR DE SONO
Também podem ocorrer problemas para manter um horário consistente de sono e vigília, em conseqüência de perturbações dos horários normais de sono e vigília. Isso ocorre quando se faz uma viagem com mudança do fuso horário, e em pessoas que trabalham em turnos, particularmente aquelas que trabalham à noite.
Esses distúrbios incluem:
  • percepção errônea do estado de sono (a pessoa realmente dorme por um período diferente do que ela acredita ter dormido)
  • distúrbios do sono por trabalho em turnos
  • pessoa que dorme pouco por natureza (a pessoa dorme menos horas do que o "normal", mas não sofre nenhum efeito negativo)
  • síndrome da mudança de fuso horário crônica
  • síndrome do sono e vigília irregulares
COMPORTAMENTOS QUE PERTURBAM O SONO
Os comportamentos anormais durante o sono são chamados de parassonias e são bastante comuns em crianças. Entre eles, incluem-se:
O distúrbio de terror durante o sono caracteriza-se por acordar subitamente com medo, sudorese, freqüência cardíaca acelerada e confusão. A pessoa que anda durante o sono, não se lembra disso. Esse distúrbio afeta crianças de 2 a 12 anos de idade e pode também ser causado por uma síndrome orgânica cerebral, reações às drogas, psicopatologia e doenças clínicas em adultos. 

 
Em homenagem a Carla Lopes Pinheiro. =D

Um comentário:

  1. Que linda homenagem Doutor,
    adoreei saber que tenho um distúrbio --'
    SUAHSAHUSHAUA

    Beeijos Dú.

    ResponderExcluir